Um sentido pra urgência

Tenho a impressão de que tudo se tornou urgente. Qual seria a outra explicação para corrermos tanto, lutarmos tão ostensivamente contra o ritmo dos ponteiros? Ou simplesmente não tolerarmos qualquer sinal de espera?

Precisamos resolver nossos problemas o mais rápido possível. Interrompemos um vendedor que atende outro cliente só pra perguntar o preço de um produto.  Estacionamos em fila dupla mesmo, porque o carona já está na porta e não demora a entrar. E nem pensar em parar pro motorista do carro à frente fazer uma baliza!

No trabalho, então, tenho a impressão de viver em uma maratona. Cada minuto é ansiosamente contabilizado. Há realmente prazos que precisam ser cumpridos, principalmente porque telejornais e programas de tv têm hora marcada pra começar. Ainda assim, existe uma correria que me parece desnecessária. Certa vez ouvi uma frase que me soou muito sábia. Dizia que urgente é tudo aquilo o que você não fez em tempo hábil e quer que o outro faça em tempo recorde. Faz sentido pra você?
Pra mim, tem servido de alerta e de motivo para muita reflexão.

Vez ou outra a vida me presenteia com situações que me fazem parar tudo e rever a quantas e como tenho caminhado. A história da Renata chegou pra mim no plantão de sábado, até então bem tranquilo. A garota de 13 anos vive, há pouco mais de um mês, no Hospital das Clínicas, aqui em Belo Horizonte. Ela e a mãe saíram do centro-oeste de MG e vieram tentar vencer uma batalha que se estende há três anos. Renata sofre de insuficiência cardíaca. Até então, conseguia se manter estável com remédios, mas a situação se agravou e a única chance de cura é o transplante. A menina de corpo frágil respira, se alimenta e fala com dificuldades. Carrega uma garra impressionante e não desiste de lutar. A família fez um vídeo, pedindo ajuda. Renata está no topo da lista para o transplante e precisa de um doador. Pra ela não há, realmente, tempo a perder.

http://noticias.r7.com/videos/drama-adolescente-de-13-anos-luta-pela-vida-a-espera-de-transplante-de-coracao/idmedia/53812b730cf26f47a5c4c159.html












Comentários